Câmara Municipal de Coroaci

02.07.2019

O Brasil assumiu, nesta quinta-feira (27), a liderança das ações culturais do Mercosul pelos próximos seis meses. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu do governo argentino a presidência das atividades do bloco durante a 45ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada em Buenos Aires, na Argentina.

O ministro falou da necessidade de exportar a cultura dos países latinoamericanos de forma articulada e de avançar em parcerias estratégicas com a Aliança do Pacífico, a União Européia e os países asiáticos. “Estamos discutindo como trabalhar em conjunto as questões culturais, desenvolver o mercado cultural e também exportar essas atividades, a nossa história, a nossa cultura, a nossa música, a nossa dança, o teatro e o cinema”, ressaltou.

O secretário de Cultura da Argentina, Pablo Avelluto, disse que as parcerias na região podem ampliar as ações ligadas à economia criativa e à valorização de patrimônios. “O debate das alianças, os novos entornos digitais, o desenvolvimento das indústrias criativas, o desenvolvimento dos patrimônios materiais e imateriais são assuntos que o Brasil tem plenas condições de coordenar”, afirmou.

O encontro foi realizado na casa do Observatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Villa Ocampo – antiga moradia onde viveu a escritora argentina Victoria Ocampo (1890-1979).
Para a diretora do escritório da UNESCO, Lidia Brito, a fala do ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante a posse assegura e fortalece a continuidade dos acordos de cooperação. “Como vimos, hoje o Brasil tem muito a trazer para estes desafios que são comuns para toda a região. Portanto, o que nós esperamos é um reforço da nossa colaboração com nossos estados-membros e com o Brasil, em particular, pela sua presidência.”

Agenda

Terra também conversou com os representantes das delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia sobre as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cidadania – composto pelas secretarias especiais do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura. O ministro brasileiro afirmou que a aproximação é importante para a definição de políticas sociais. “Procuraremos investir na aproximação com outras esferas do Mercosul, em especial a área social”, destacou. O objetivo é articular e desenvolver ações que resultem em benefícios à população.

O secretário especial da Cultura, Henrique Pires, acompanhou a agenda e representará o País nesta sexta-feira (28) durante a segunda edição da Cúpula Cultural das Américas, na Argentina. Ele explica que o trabalho conjunto é fundamental para solucionar problemas comuns a todos os países da região. “É possível encontrar soluções nessas conversas multilaterais, no sentido de trocar experiências e aproximar as nossas comunidades.”

Uma nova reunião de ministros está prevista para ocorrer em novembro em Porto Alegre. Na data, também será realizada a Bienal de Música, com artistas com ênfase na identidade das fronteiras.

Reunião do Mercosul

A Reunião dos Ministros da Cultura tem a função de promover a difusão e o conhecimento de valores e tradições culturais dos países parte do Mercosul, assim como apresentar ao Conselho do Mercado Comum (CMC) propostas de cooperação e coordenação no campo da cultura.

Fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é responsável por facilitar conversas e acordos entre países componentes da América do Sul. No segundo semestre de 2019, o Brasil assume a presidência do bloco, então ocupada pela Argentina.A cada seis meses há rotatividade – por ordem alfabética – dos países membros no cargo de mais alta representação jurídico-política da organização.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento – 121